Estreando no Gourmet: Filé, Blueberry e Mandioquinha

Estava sofrendo de amores por uma receita que vi no Gastronomismo (recomendo fortemente) e finalmente consegui testar! É tudo que eu amo: mistura de doce com salgado, filé alto e purê de mandioquinha... Não tinha como dar errado e além de tudo ficou pronto em menos de 40 minutos.

Contando com a minha super eficiência em descascar e picar (NOT), 40 minutos é um milagre.
A receita é bem simples e não são muitos ingredientes... A dificuldade fica mesmo por conta das blueberries que não se acha em todo lugar.

Bom, nesse link temos a receita original com vídeo e tal, mas a seguir eu coloco a minha versão dessa delícia:

Ingredientes:
  • 2 bifes de filé mignon com 3 dedos de altura cada
  • 500g de mandioquinha (pode ser encontrado como batata baroa)
  • 1/2 caixinha de creme de leite (não achei a nata que ela pede na receita original, mas já tinha feito purê com creme de leite, sabia que dava certo)
  • 2 colheres de manteiga
  • 250 ml de vinho tinto seco
  • 1 cebola pequena bem picadinha
  • 1 ramo de tomilho (coloquei 2 porque meu tomilho está tomando conta da minha horta, mas pode usar 1 mesmo)
  • 1 ramo de alecrim
  • 1caixinha de blueberry (na receita original eram 200g mas só na hora de fazer eu vi que a minha só tinha 125g. Achei bem suficiente)
  • 1/2 xícara de açúcar (receita original pede 3/4, mas fiquei com medo do marido achar muito doce, hehe)
  • pimenta preta moída na hora e sal a gosto
Bom, vamos aos passos:

Descasque e pique a mandioquinha em 3 ou 4 pedaços cada, coloque em uma panela com água e deixe cozinhar até ficar macia. Ela começa a desmanchar um pouco quando está no ponto. Vai testando com um garfo.

Enquanto ferve, pique a cebola bem pequenininho e junte o vinho,1/2 colher de chá de sal, o tomilho e o alecrim. Deixe em fogo alto até ferver. Quando ferver, retire as ervas e junte as blueberries e o açúcar. Vai mexendo de vez em quando. Ela diz pra ferver até ficar em ponto de biquinho, mas na minha "amadorice" eu não sabia muito bem quando isso ia acontecer... então fiquei testando mil vezes... Colocava a colher e ficava vendo o caldinho escorrer... Quando ficou com uma textura mais rala um pouco que mel, a gotinha do molho já não escorria com tanta facilidade, eu desliguei o fogo. Acrescentei uma colher de manteiga e mesmo com o fogo apagado ela derreteu.

A essa altura a mandioquinha já deve estar despedaçando, escorra e amasse com um amassador de batata (um garfo faz bem o trabalho), volte pra panela, coloque o creme de leite (pode ser de caixinha com soro e tal), uma colher de manteiga e 1/2 colher de chá de sal. Mexe, mexe, mexe até ficar homogêneo. Prove um pouquinho e tem que estar mais para salgadinho, para dar um equilíbrio com o doce do molho.
Só falta o filé!

No vídeo ela diz exatamente quantos minutos ele deve ficar na frigideira e isso me salvou porque eu sempre fico com medo de queimar o filé e acabo tirando do fogo ainda meio cru.

Coloque a frigideira no fogo com um fio de óleo ou azeite, deixe esquentar bem. Daí tempera um dos lados do filé com sal e pimenta moída na hora. Coloca o filé na frigideira com o lado temperado para baixo. Marca 3 minutos exatos, e enquanto isso joga o salzinho e mais pimenta no outro lado do filé. Vire o filé, tampe a panela e conte mais 3 minutos. Desliga o fogo. Espera mais 3 minutos (os mais longos da vida toda!).

Monta um prato lindo e se joga!!!
Acho que de tudo que já cozinhei na vida, esse foi o jantar que mais me surpreendeu na primeira mordida. Nunca tinha comido nada igual.





Comentários

  1. Deisy, suas receitas são muito bem explicadas, maravilha! Você explica bem direitinho o "famoso mistério do ponto", que ninguém nunca sabe o ponto das coisas (pessoas como eu, claro). Você tem horta???? Opa quero post sobre horta, a minha só tem hortelã, pimenta amarela (que nem sei que tipo que é) e manjericão pra fazer pesto! Beijoss

    ResponderExcluir
  2. Que orgulho da mamãe!!!!!!! Pena que não estou aí para provar.

    ResponderExcluir
  3. Amiga do céu! O que é esse filé???? Fiz um jantar ontem para 5 pessoas e servi sua receita. Foi SUCESSO! Nem acreditei que fui em quem fiz aquela maravilha!!! Ainda bem que todo mundo viu que fui em que fiz! Agora já estou LOUCA para provar suas outras receitas! Parabéns! Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá, Deisy! Falo em nome do Gastronomismo e gostaria de fazer uma errata: o "ponto de biquinho" como mencionado no vídeo é uma nomenclatura popular que não se encontra em revisão bibliográfica. O nome correto, para esta receita, é "ponto de pérola". Ou seja, quando se levanta a colher, pinga uma gota esférica, com formato que lembra uma pérola. Nos desculpe o erro e obrigado pela postagem. : )

    ResponderExcluir
  5. Fiz seu file por dica da Flavinha e amei! Obrigada! Volte a escrever, vc é um charme .

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas